Mesmo que a sua empresa seja formada por uma pessoa só e que você seja um MEI, a orientação de uma assessoria contábil é fundamental para o bom funcionamento dela.
Para que você consiga empreender com segurança, é preciso lidar com várias questões burocráticas, além de inúmeros aspectos fiscais. O apoio de um contador para atender essas demandas no prazo é fundamental.
Uma boa uma assessoria empresarial ajuda o empreendedor a:
Fazer um planejamento inicial;
Organizar as despesas;
Receber orientações atualizadas.
Apesar da legislação dispensar o MEI de efetuar os registros contábeis, existem algumas ações que são mais complexas, principalmente, em relação à contratação de funcionários.
Além disso, nos últimos anos o número de Microempreendedores Individuais vem crescendo consideravelmente e é importante que haja uma equipe de contabilidade pronta para atender essa nova demanda.
Algumas dessas obrigações tributárias podem causar dor de cabeça quando não são analisadas por Contadores profissionais, trazendo transtorno ao MEI.
A vantagem de contar com uma assessoria contábil fica evidente a fim de amparar a distribuição de lucros, quando superiores ao valor presumido. Ganha-se pela economia tributária, pois o valor distribuído não terá Imposto de Renda na Fonte.
Para não correr esse risco e ver algo que seria vantajoso se tornar um problema, o MEI precisa de um Contador que tenha experiência e indique as melhores soluções.
O Contador estuda caso a caso, encontra a melhor solução e aponta meios de garantir economia para o Microempreendedor. Dessa forma, o seu negócio prospera, evitando multas e cobranças indevidas ou desnecessárias, tudo de acordo com a lei e seguindo orientações legais.
Essas informações são do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e podem ser lidas na íntegra aqui.
Você é um Empreendedor e precisa de um Contador?
O Atenas oferece uma equipe preparada para ajudar, entre em contato com a gente!